PhotoLink – Uma nova abordagem dos widgets no iOS

Com a chegada do iOS 10, os utilizadores do iPhone e iPad passaram a ter disponíveis os chamados widgets. Estes pedaços de software encrostados no sistema operativo móvel da Apple permitem adicionar novas funcionalidades e melhorar a usabilidade.

Além da parte prática destas ferramentas, há a parte lúdica, até porque podemos dar mais vida ao iPhone com certos widgets. Por isso hoje mostramos a app PhotoLink.

Sabemos que os puristas, os radicais e os workaholics não irão ver utilidade nos widgets dedicados à área de entretenimento, mas a verdade é que está na veia dos sistemas operativos haver forma de personalizar aquilo que usamos, seja um computador, um tablet ou um smartphone.

 

Mas para que serve o PhotoLink?

Estamos, antes de mais, a falar numa ferramenta que eleva o sentido de entretenimento num iPhone à escala dos widgets. Assim, esta app permite personalizar confortavelmente a exibição de fotos no Widget (movendo-se pela página, redimensionando o widget). Permite também partilhar os conteúdos que colocamos no PhotoLink (anexar as suas fotos no Widget a partir da App de Fotos) e permite mudar o conceito de informação usando imagens como mensagem.

 

Como usar o PhotoLink?

Primeiro instalamos o PhotoLink, que é gratuito para uma utilização reduzida mas funcional. Depois basta definir uma foto no Widget, de entre várias possibilidades (fotos, horários, fórmulas, notas, lista de compras, etc).

Além disso, podemos lá colocar as nossas páginas web favoritas (clima, taxas de câmbio, notícias, imagens aleatórias, atualização da rede social) e obter acesso rápido através do Widget. Com a funcionalidade de atualização automática, o conteúdo do widget será atualizado automaticamente.

Podemos também ver as páginas web guardadas, função que nos poderá ajudar a aumentar a performance da bateria. Podemos mesmo exportar as nossas páginas guardadas.

Este widget permite ainda criar marcadores para páginas web visitadas com frequência e abri-las diretamente a partir do Widget.

 

Mas a app gratuita tem isto tudo?

Não. O programador colocou a opção de ter alguma coisa gratuita mas para potenciar o seu trabalho incluiu publicidade, embora que possa ser removida com as várias opções “dentro da app” para aumentar as funcionalidades disponíveis.

Esta app promete mais usabilidade e utilidade. Há algumas funções que o responsável promete disponibilizar para breve:

  • Sincronização com o iCloud
  • Capacidade para agrupar fotos e páginas web em pastas
  • Capacidade para reproduzir automaticamente fotos e páginas web no widget (temporizadas)

Esta app poderá fazer parte de um leque de outras para o mesmo efeito, contudo, esta traz algumas funcionalidades que muitas não contemplam, por exemplo, esta permite ampliar e mover uma foto… entre outras boas características.

 

Em resumo…

Esta app poderá ser a ilustração dos seus gostos, poderá ser um repositório de informação rápida onde as páginas web ou imagens estão colocadas no ecrã do iPhone e onde temos um acesso rápido até sem termos de desbloquear o equipamento.

[“Source-pplware”]